Press "Enter" to skip to content

Vulcões e clima

Volcanoes

Os vulcões cumprem um papel fundamental no sistema climático. Erupções vulcânicas  constituem uma das principais influências sobre a composição e a concentração de gases na atmosfera, em especial aqueles ligados ao efeito estufa.

Abordando o tema, artigo publicado recentemente no jornal científico Nature Communications analisa um fenômeno ocorrido durante a última era do gelo, entre 85.000 e 70.000 anos atrás. Os registros de temperatura na Antártica e na Groenlândia mostram um declínio gradual da temperatura (linhas e setas verde e amarela no gráfico acima), quando o planeta passava por uma fase de glaciação (linha e seta preta). Todavia, a concentração atmosférica de CO2 se manteve estável ao longo do período (linha e seta vermelha).

O estudo avaliou a hipótese de que um incremento na atividade vulcânica marinha – e portanto de emissões de gases de efeito estufa – teria sido responsável pela estabilidade na concentração de CO2. A causa para o incremento do vulcanismo seria a diminuição do nível do mar, trazendo um alívio na pressão sobre a manto superior da crosta terrestre e consequentemente aumento de fluxos de magma.

Combinando um novo modelo geodinâmico com dados do clima da época e modelos do ciclo de carbono, os pesquisadores relataram que o vulcanismo marinho pode ter exercido significativa influência nos climas do passado. Essa interferência explicaria as repetidas ocorrências de fenômenos semelhantes ao avaliado pelo estudo, nos quais as tendências de temperatura e concentração atmosférica de CO2 se tornam divergentes.

A hipótese apresentada pelos pesquisadores propõe um novo papel do vulcanismo na dinâmica e evolução do sistema climático.

Mais informações: Sea level fall during glaciation stabilized atmospheric CO2 by enhanced volcanic degassing
Imagem: retirada do estudo – Figure 1: Relevant paleo data during the last glacial cycle

 

2 Comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: