Press "Enter" to skip to content

Todos no mesmo barco

Intitulado ‘Todos no mesmo barco’, o documentário acima (em inglês) mostra a experiência de comunidades de áreas costeiras e urbanas do Vietnã que convivem com impactos cada vez mais severos de enchentes.

Nos últimos anos, moradores da província vietnamita de Thừa Thiên-Huế tem sido repetidamente afetadas por inundações do mar, dos rios e das fortes chuvas. Os mais vulneráveis se encontram em zonas costeiras baixas e em trechos da cidade de Hue.

Um conjunto de causas pode ser apontada por trás do aumento da frequência e intensidade das enchentes. Inclui o aquecimento global e as mudanças climáticas, o crescimento da população, a urbanização, e a perda de ecossistemas naturais.

As mulheres constituem o grupo mais exposto aos impactos das inundações. Se exercem um papel fundamental na gestão dos recursos naturais, elas dispõem de muito menos espaço em ambientes de formulação de políticas.

O documentário apresenta a perspectiva de três mulheres do local. Elas abordam os impactos das enchentes e discutem suas experiências pessoais na participação de medidas de adaptação. O projeto de adaptação tem sido conduzido pela universidade alemã de Potsdam, em parceria com uma organização não governamental do Vietnã.

O planejamento e desenvolvimento de ações de adaptação baseada no ecossistema busca aumentar a resiliência das pessoas aos impactos das inundações. Através dela, a comunidade eleva sua capacidade de resistir aos choques provocados e de se recuperar.

Com o avanço do aquecimento global, novas condições climáticas irão trazer, cada vez mais frequente e intensamente, impactos à comunidades distribuídas ao redor do planeta. Estamos todos no mesmo barco. Medidas de adaptação vão se tornando imprescindíveis e urgentes.

Fonte: Parceria Global pela Resiliência

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: