Press "Enter" to skip to content

The Economist: vulcões e o sistema climático

Produzido pela revista The Economist, o vídeo acima (em inglês) discute a relação entre vulcões e o sistema climático. As grandes erupções vulcânicas tem o potencial de resfriar o planeta.

Um dos exemplos foi o Monte Tambora, vulcão localizado na Indonésia que há mais de 200 anos atrás entrou em erupção. A temperatura média global do ano seguinte à erupção caiu cerca de 1oC. A queda foi o dobro do aumento da temperatura global registrado nos últimos 15 anos.

Outras erupções vulcânicas também provocaram o mesmo efeito no sistema climático terrestre. Entre eles o Monte Santa Helena, em 1980, El Chichón, em 1982, e Monte Pinatubo, em 1991. Todos eles levaram a um resfriamento temporário do sistema climático.

Para gerar esse efeito, a erupção deve ter força explosiva o suficiente para lanças as cinzas até a estratosfera. Nessa camada da atmosfera, o dióxido de enxofre presenta nas emissões do vulcão reage com o vapor d’água, produzindo aerossóis que refletem parte da luz solar de volta ao espaço.

Ao elevar a quantidade de luz solar refletida pela atmosfera, menor quantidade de luz é absorvida pelo planeta. O resultado é o resfriamento.

O vídeo aponta que o resfriamento causado pelas grandes erupções vulcânicas alteram o clima em diversas regiões do planeta. Por exemplo, alteram o padrão das chuvas, com consequências sobre a agricultura.

Mas o efeito provocado pelas grandes erupções não representa um alívio do aquecimento global. O sistema climático continua a acumular energia, e a única forma de suspender o processo é pela eliminação das emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: The Economist

%d blogueiros gostam disto: