Press "Enter" to skip to content

The Economist: geoengenharia, alternativa controversa

Produzido pela revista The Economist, o vídeo acima (em inglês) aborda a alternativa de geoengenharia como forma de combater o aquecimento global e suas consequências.

À medida que se eleva a temperatura média global, os impactos do aquecimento global irão se tornar mais graves. Entre eles, a ocorrência de eventos climáticos extremos, origem de desastres naturais que afetam as sociedades.

Este ano, os cientistas dos Estados Unidos testaram a viabilidade de uma técnica de geoengenharia. Por meio do lançamento de gases na estratosfera, de modo a aumentar a quantidade de luz solar que é refletida de volta ao espaço.

Com isso, menos luz do sol alcança a superfície terrestre e é absorvida. O resultado seria o resfriamento do sistema climático.

Todavia, a geoengenharia é uma proposta bastante controversa. Ela traz riscos desconhecidos, questões de governança internacional, além de potencialmente prejudicar a redução das emissões. Mas, de acordo com o vídeo, ainda assim seria necessário estudar seu potencial e viabilidade.

Nesse sentido, o vídeo é um exemplo da racionalidade por trás da geoengenharia – tanto no meio científico quanto dos meios de comunicação.

Fonte: The Economist

%d blogueiros gostam disto: