Press "Enter" to skip to content

The Economist: a crise dos esportes de inverno

Produzido pela revista The Economist, o vídeo acima (em inglês) discute a crise vivida pelo setor ligado aos esportes de inverno. A crise tem origem e pode se agravar devido a dois fatores: o desinteresse do público e o aquecimento global.

O vídeo apresenta uma breve história do surgimento do setor, quando apareceram no século XIX as primeiras estações de esqui na Suíça. A partir daí, os esportes de inverno e as estações de esqui se popularizaram na Europa como opção de férias de inverno.

Mas na última década, o número de esquiadores tem diminuído. As gerações mais novas não mostram o mesmo interesse no esporte do que a geração anterior.

O aquecimento global também interfere no setor. Os Alpes europeus observaram um aumento nas temperaturas médias. A quantidade e a profundidade da neve diminui, e a estação de esqui se encurta.

A resposta das estações de esqui tem sido o investimento em máquinas de fabricação de neve. A solução, no entanto, não garantirá o funcionamento de muitas estações de esqui, caso a taxa de aquecimento global continue sem alterações no futuro breve.

O vídeo cita um estudo que prevê o fechamento de 15% das estações nos Alpes orientais, no cenário de um aumento regional da temperatura média em 2oC. O número subiria para 60% no cenário de um aumento de 4oC.

O esqui, ao que parece, vai se tornar um esporte para poucos praticantes.

Fonte: The Economist

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: