Press "Enter" to skip to content

A Terra está ficando mais verde por causa do CO2

Como uma das consequências do aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono – CO2 -, a Terra está ficando mais verde. O fenômeno é conhecido como fertilização do CO2, que  estimula o crescimento da vegetação em todo o planeta.

O vídeo (em inglês) explica de forma bastante resumida que a Terra está ficando mais verde. Isso se caracteriza por um crescimento na quantidade de folhas em plantas e árvores. O fenômeno foi identificado através de informações obtidas por satélites e por modelos computacionais.

Como constitui um elemento na base da fotossíntese, a maior concentração de CO2 atmosférico facilita o crescimento da vegetação. O fator por trás do crescimento das concentrações são as emissões de gases de efeito estufa pelas atividades humanas.

De acordo com o vídeo, um das regiões em que o verdejamento se destaca é o Ártico. Além da fertilização pelo CO2, a vegetação do Ártico tem sido beneficiada pelo aumento das temperaturas.

As florestas tropicais da América do Sul e da África Central também estariam se beneficiando da elevação do CO2 atmosférico, tornando-se mais verdejantes.

A Terra ficou mais verde por causa do CO2.

Fonte: NASA

%d blogueiros gostam disto: