Press "Enter" to skip to content

Tempo de mudanças climáticas

Produzido pela TV Cultura de São Paulo, o programa Panorama que foi ao ar em fevereiro de 2019 discutiu o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Os convidados foram a geóloga e professora do Instituto de Geociências da USP, Sonia Maria Barros de Oliveira, e o diretor-presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA -, André Luis Ferreira.

O Tempo fica cada vez mais diferente. Em função aos eventos climáticos extremos, cuja frequência e intensidade tem sido alterada em resposta ao aquecimento global.

Segundo os entrevistados, não dá para negar o aquecimento global. Tanto o conhecimento reunido pela comunidade científica, quanto diversas linhas de evidências, mostram que o sistema climático tem acumulado energia.

Desde a Revolução Industrial, o efeito estufa da atmosfera está sendo intensificado devido ao aumento da concentração atmosférica do dióxido de carbono – CO2. E as concentrações sobem devido às atividades humanas, em especial a queima de combustíveis fósseis.

Limitar o aquecimento e seus impactos exigirá soluções urgentes. No caso brasileiro, as medidas de mitigação ou de adaptação implicarão na adoção de medidas que trarão benefícios muito maiores para a sociedade. É o caso, por exemplo, da melhoria dos sistemas de transporte das cidades.

Fonte: TV Cultura

%d blogueiros gostam disto: