Press "Enter" to skip to content

Evolução da temperatura em todo o planeta

O ano de 2018 foi o quarto mais quente na série histórica monitorada pela agência espacial dos Estados Unidos, a NASA. A tendência de aquecimento global permanece inalterada. Os últimos cinco anos foram os mais quentes já registrados.

O mapa animado acima mostra o aumento da temperatura média da superfície terrestre no período entre 1880 e 2018. A cor azul representa temperaturas abaixo da média, e a cor laranja, acima da média.

Desde 1880, a temperatura média global subiu aproximadamente 1,1ºC. Mas a grande parte do aumento se concentrou a partir do fim do século passado. O ano de 2018 foi cerca de 0,83ºC mais quente do que a média registrada para o período entre 1951 e 1980.

As tendência de aquecimento são mais fortes na região do Ártico – um fenômeno previsto pela ciência climática e denominado de amplificação polar.

O aquecimento se deve à intensificação do efeito estufa da atmosfera. Ele se intensifica devido ao aumento das concentrações atmosféricas dos gases de efeito estufa, em especial do dióxido de carbono – CO2.

Fonte e mapa: NASA

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: