Press "Enter" to skip to content

Sequestro de carbono por ecossistemas terrestres

Os ecossistemas terrestres interferem no sistema climático por meio da absorção ou emissão de gases atmosféricos, em especial daqueles relacionados ao efeito estufa. Alguns estudos científicos sugerem que a quantidade de carbono retirada da atmosfera pelos ecossistemas terrestres tem aumentado.

Uma das hipóteses é que isso seria devido à fertilização por dióxido de carbono – CO2, que é o aumento na taxa de crescimento das plantas em função do aumento na concentração do CO2 atmosférico. Não há, todavia, consenso a esse respeito, uma vez que diversos outros fatores condicionam a absorção de carbono pelos ecossistemas terrestres, como a disponibilidade de nutrientes, secas ou mudanças no uso e ocupação do solo.

Entender melhor a relação dos ecossistemas terrestres com o sistema climático, levando em conta um contexto de alterações do clima e da temperatura, é crucial para basear projeções futuras de mudanças climáticas. A concentração de gases de efeito estufa (e consequentemente o aquecimento global) pode ser mitigado ou acentuado dependendo da resposta dos ecossistemas terrestres.

Um dos métodos para estudar o assunto é através de modelos computacionais. Utilizando um conjunto de diversos modelos, um time internacional de cientistas tentou quantificar a sensibilidade dos ecossistemas terrestres globais às alterações dos principais fatores ambientais no período entre 1959 e 2010.

Os resultados evidenciam o grande desafio enfrentado pela ciência do clima. Ocorreu grande discordância entre os modelos tanto na magnitude da fertilização por CO2 quanto na influência de outros fatores sobre a absorção de carbono pelos ecossistemas terrestres.

Nesse sentido, o estudo indicou a impossibilidade de estabelecer qual fator tem sido responsável pelo aumento de sequestro de carbono pelos ecossistemas terrestres. Ao mesmo tempo, revelou uma série limitação na capacidade de modelos computacionais preverem impactos futuros das mudanças climáticas.

Mais informações: Uncertainty in the response of terrestrial carbon sink to environmental drivers undermines carbon-climate feedback prediction
Imagem: Free Images/Wesley Ferreira Oliveira

%d blogueiros gostam disto: