Press "Enter" to skip to content

Segurança alimentar em risco com mudanças climáticas

As mudanças climáticas colocam a segurança alimentar em risco, afirma o vídeo (em inglês) da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, na sigla em inglês. E isso ocorre em um mundo no qual se estima que mais de 800 milhões de pessoas estão expostas à fome.

Segundo Maya Takagi, funcionária do setor de redução da pobreza rural, as pessoas mais vulneráveis e pobres sofrerão mais com os impactos das mudanças climáticas. Elevar a resiliência de pequenos produtores rurais pode evitar que um choque climático se transforme em uma crise.

Para um dos diretores da FAO, os solos apresentam um papel crucial para a limitação do aquecimento global a no máximo 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Além de possuir um grande estoque de carbono, os solos podem sequestrar o dióxido de carbono – CO2 – da atmosfera.

Além dos solos, as florestas também possuem um papel fundamento no combate ao aquecimento global. Estimativa citado no vídeo estabelece que 11% das emissões totais de gases de efeito estufa são provenientes do desmatamento e da degradação das florestas.

Dessa forma, a preservação e recuperação da cobertura vegetal também representa uma estratégia imprescindível para limitar o aquecimento global.

O setor da pecuária responde por cerca de 14% das emissões totais de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, também apresenta alta vulnerabilidade às mudanças climáticas. Com o crescimento futuro da demanda por proteína animal, o setor enfrentará o desafio de aumentar a produção e concomitantemente reduzir os seus impactos no meio ambiente.

A agricultura constitui outro setor altamente sensível às mudanças climáticas, ressaltou Zitouni Ould-Dada, diretor da divisão da FAO de Clima e Meio Ambiente. Deve-se preparar o setor para o futuro. De um lado, elevando-se a eficiência, reduzindo-se ao máximo o desperdício.

De outro lado, pela capacitação do setor agrícola em absorver e lidar com os impactos crescentes introduzidos pelas mudanças climáticas.

Fonte: Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação

 

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: