Press "Enter" to skip to content

Rebelião contra o aquecimento global

A rebelião contra o aquecimento global ganhou forma através do movimento internacional Extinction Rebellion, que se originou no Reino Unido e está se expandindo para diversos países do mundo.

Os organizadores afirmam que o movimento é uma rede não política que utiliza ações de desobediência civil não violenta para convencer os governos a agir para conter as emergências climáticas e ecológicas.

Produzido pelo Extinction Rebellion, o vídeo acima (em inglês) traz uma síntese das motivações por trás desse movimento da sociedade civil. Por que, afinal de contas, pessoas se unem e decidem protestar de forma pacífica, correndo o risco de serem presas?

É porque não vivemos um momento normal na história da humanidade, diz o vídeo. O tempo atual é extraordinário. Mas estamos acelerando em direção a um futuro catastrófico, em vez de parar e mudar de direção.

O que causa essa condição extraordinária? As atividades humanas, que passaram a emitir grandes quantidades de gases de efeito estufa, alternado a composição atmosférica. O efeito estufa da atmosfera se intensifica, e o planeta acumula mais energia e calor.

As consequências se manifestam no aumento das temperaturas, no derretimento de geleiras e de calotas polares, no aumento do nível médio do mar, ou em maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos.

A temperatura média global subiu cerca de 1ºC acima dos níveis registrados há 120 anos atrás. A ciência alerta que as modificações no sistema climático terrestre, associadas a aumentos da temperatura global superiores a 1,5ºC e 2ºC, podem ser significativamente graves.

Como, por exemplo, a extinção de várias espécies de plantas e animais, a escassez de água e alimentos, o desaparecimento de zonas costeiras baixas ou ilhas, conflitos sociais e migração. Segundo o vídeo, esse é o caminho para um mundo devastado no futuro, o qual será herdado pelas crianças.

Elas justamente perguntarão: “Por que vocês adultos não fizeram nada a fim de evitar que o mundo chegasse nesse ponto, se a ciência alertava para as consequências?”

Muitos estão se rebelando.

Fonte: Extinction Rebellion

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: