Press "Enter" to skip to content

Oxford press: o papel do gelo marinho do Ártico

Produzido pela editora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o vídeo acima (em inglês) faz parte da série a respeito do livro ‘Adeus para o gelo’.

Na série, Peter Wadhams, autor do livro e pesquisador do gelo polar, aborda diversos tópicos relacionados às alterações no Ártico provocadas pelo aquecimento global.

Desde 1970, o pesquisador realizou 50 viagens aos pólos do mundo para estudar as calotas polares e o gelo marinho. As alterações nos pólos são marcantes, particularmente no Ártico. O colapso do gelo nos pólos trará consequências como o aumento do nível do mar ou possivelmente das emissões de metano – CH4.

No vídeo, o pesquisador discute o papel do gelo marinho do Ártico na interação entre o oceano e a atmosfera. Sem o gelo, a relação entre os dois componentes se altera, com implicações sobre as correntes atmosféricas e oceânicas.

Além disso, o albedo do gelo é alto – ele reflete uma fração significativa da radiação solar de volta ao espaço. Quando ele derrete e sua área diminui, mais energia solar pode ser absorvida por outros elementos da superfície. Com isso, acelera-se o aquecimento global.

Fonte: Editora da Universidade de Oxford

%d blogueiros gostam disto: