Press "Enter" to skip to content

Pânico por causa do aquecimento global?

Adam Levy é doutor em ciências atmosféricas pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Mas depois de se formar ele passou a se dedicar à comunicação da ciência climática, discutindo o aquecimento global e as mudanças climáticas em diversas tipos de plataforma.

Um dos tipos de material produzido são vídeos do canal digital intitulado ClimateAdam. A partir de uma linguagem descontraída e acessível, diversos tópicos relacionados às mudanças climáticas são apresentados e discutidos.

No episódio apresentado acima (em inglês, com legendas em português), Adam aborda de forma bem humorada alguns dos principais argumentos utilizados por negacionistas para promover a desinformação sobre o aquecimento global.

Tudo bem, se o mundo está aquecendo, nós não temos nada a ver com isso, diz outro argumento negacionista. A culpa deve ser do sol… o que também não é verdade, uma vez que a ciência estudou o sistema climático e os fatores internos e externos que historicamente o influenciam.

Bom, se está acontecendo, e a causa são as emissões de gases de efeito estufa pelas atividades humanas, ainda assim não há problema algum. Negacionistas argumentam que o aquecimento não trará impactos, ele é coisa para daqui a 500 anos.

Outra falácia. Os componentes do sistema climático – entre eles, a atmosfera e o oceanos – estão atravessando por mudanças em função do aquecimento. As consequências já tem sido detectadas pela ciência. E irão se tornar severamente graves, caso não se limite o aquecimento.

E todo mundo sentirá os efeitos negativos.

Fonte: ClimateAdam

%d blogueiros gostam disto: