Press "Enter" to skip to content

Os interesses nacionais prejudicam acordos internacionais

O programa ‘Novos Tempos’, da PUC TV Minas, entrevista especialistas para discutir, do ponto de vista científico, psicológico ou político, questões que permeiam o dia a dia das pessoas. No episódio de agosto de 2018, o programa abordou o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Para tratar do assunto, a entrevistada foi a Mariana Balau, professora do departamento de relações internacionais da PUC Minas. Ela discutiu a saída dos Estados Unidos do acordo climático de Paris e os desafios ligados à construção de uma acordo internacional planetário.

De acordo com a entrevistada, no cenário internacional ainda prevalece uma postura de soberania nacional em detrimento da cooperação, em especial das grandes potências industrializadas. Os países adotam uma postura de defesa dos recursos nacionais e dos interesses internos frente às questões ambientais.

O ideal de cooperação e partilha de um ambiente mundial comum a todos é conflitante com o ideal da realização dos interesses nacionais. A visão de que o planeta é nossa casa comum ainda encontra pouco espaço no regime das políticas internacionais de mudanças climáticas.   

Fonte: PUC TV Minas

%d blogueiros gostam disto: