Press "Enter" to skip to content

Os fluxos migratórios em todo o mundo

Produzido pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, o vídeo acima discute o tema dos fluxos migratórios mundiais. Nele, o professor Marcelo Medeiros, do Departamento de Ciência Política, aborda os movimentos migratórios, que também atingem o Brasil com o êxodo da população da Venezuela.

Segundo o professor, nos últimos anos tem se observado que o fluxo migratório de pessoas alcançou uma dimensão global. Ele ocorre em todos os continentes do planeta, das Américas até a Oceania, e pode ser caracterizado como extremamente intenso.

Entre os principais fatores para o surgimento de fluxos migratórios, encontram-se as questões econômicas, as questões políticas, os conflitos armados e os fatores ecológicos. A conjunção dos fatores acima levou para um estado de crise migratória na atualidade.

O destino dos migrantes depende das autoridades do país para o qual ele tenha se deslocado. Caso as autoridades aceitem o imigrante enquanto um refugiado, ele pode permanecer de forma legal. Caso contrário, se permanecer no país, será como um imigrante ilegal.

Fonte: UFPE

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: