O que é tempo, clima e sistema climático?

Tempo é o que está acontecendo na atmosfera em qualquer momento, diz o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET. Em outras palavras, tempo é o estado da atmosfera em um determinado local e momento.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial – WMO, na sigla em inglês -, clima pode ser definido como a condição média do tempo.  Clima representa a média e a variabilidade estatísticas dos dados registrados para os diversos elementos climáticos, como temperatura, precipitação, ou umidade, em um determinado local ou região. Geralmente a caracterização do clima considera os dados meteorológicos de um período de 30 anos.

Por sua vez, o sistema climático é o complexo sistema composto pela atmosfera, pela hidrosfera, pela criosfera, pela litosfera e pela biosfera, incluindo as inúmeras interações entre cada um desses elementos. Essa é a definição apresentada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês. O sistema climático evolue ao longo do tempo sob a influências de suas dinâmicas internas e de fatores externos. Entre os últimos, listam-se erupções vulcânicas, variações da radiação solar, ou os impactos humanos sobre o uso e ocupação da terra e sobre a concentração de gases da atmosfera.

As duas definições de clima do IPCC

O IPCC considera que clima pode ter dois sentidos, um restrito e outro geral. Sendo assim, para o IPCC, clima no sentido restrito diz respeito ao conceito de clima proposto pela WMO, e relacionado exclusivamente às condições atmosféricas. Clima no sentido geral seria referência ao sistema climático, no qual a atmosfera é somente um entre vários componentes. Tal proposição do IPCC é equivocada e introduz confusão na ciência climática, uma vez que o emprego do termo ‘clima’ passa a fazer referência aos dois conceitos distintos.

Imagem: Pixabay