O que é gás de efeito estufa?

Os gases de efeito estufa interagem com a energia

Gases de efeito estufa são moléculas presentes na atmosfera terrestre como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e os CFCs, e que tem a propriedade de aquecer a atmosfera porque absorvem parte da radiação térmica emitida pela superfície terrestre (Houghton, 2009).

Uma definição mais detalhada é apresentada pelo Painel Intergovernamental de Mudança Climática, IPCC na sigla em inglês. Gases de efeito estufa são os elementos gasosos da atmosfera que absorvem e emitem radiação eletromagnética nos mesmos comprimentos de onda de parte da radiação emitida pela superfície da Terra, pela própria atmosfera e pelas nuvens. Essa propriedade causa o efeito de estufa (IPCC, 2013).

O vapor de água (H2O), o dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4) e o ozônio (O3) são os principais gases de efeito estufa presentes na atmosfera. Há uma série de gases de efeito estufa não naturais, produzidos pelo homem, como os halocarbonos e outras substâncias contendo cloro e brometo (IPCC, 2013).

Fontes:
IPCC, 2013. Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Cambridge, New York: Cambridge University Press
Houghton, J., 2009. Global warming: the complete briefing. Fourth ed. Cambridge: Cambridge University Press.
Imagem: Pixabay