Press "Enter" to skip to content

O impacto crescente das inundações

Os danos provocados pelas inundações estão crescendo, devido em parte à rápida urbanização, aponta artigo de pesquisador da Holanda. Os impactos tem recaído de forma desproporcional sobre os países mais pobres, e podem ser agravados pelo aquecimento global.

Os desastre naturais ligados ao clima provocaram perdas estimadas em mais US$ 300 bilhões em 2017. Segundo o estudo, verifica-se uma tendência de longo prazo de crescimento dos custos econômicos dos desastres naturais, e 2017 representou o ano mais caro já registrado.

Um dos principais fatores da tendência é a urbanização. O pesquisador aponta que mais da metade da população mundial vive em cidades, muitas das quais localizadas em planícies fluviais ou ao longo das costas, muitas vezes em zonas de inundação.

Além disso, a urbanização substitui a drenagem natural por superfícies não permeáveis. Tem a capacidade de criar, portanto, problemas de inundação que não existiam anteriormente.

A esse contexto irá se somar as mudanças climáticas, em especial os eventos extremos. As chuvas intensas tenderão a se tornar mais fortes e frequentes com o aquecimento.

Na sociedade, os impactos das inundações se distribuem de modo desigual, atingindo particularmente as camadas mais pobres. O estudo lembra que os grupos populacionais mais pobres usualmente ocupam áreas de risco mais elevado, ficando mais expostos aos riscos. Sua fonte de renda também é mais vulnerável.

Ainda assim, o pesquisador afirma que é possível reduzir a interferência das inundações. Se em termos absolutos as perdas financeiras estão crescendo, medidas de adaptação fizeram com que elas se estabilizassem ou mesmo caíssem em relação à porcentagem do Produto Interno Bruto de algumas regiões.

Em conjunto, o desenvolvimento econômico, a tecnologia e intervenções voltadas à adaptação podem minimizar os impactos ao longo do tempo. Um dos exemplos é a Europa, onde as fatalidades e as perdas econômicas caíram nas últimas décadas, mesmo frente ao aumento da área inundada e das perdas absolutas.

Estratégias de adaptação efetivas são viáveis e precisam ser implementadas em todo o mundo. Em um cenário de mudanças climáticas, ganha fundamental importância o gerenciamento de enchentes e o amortecimento de seus impactos econômicos.

Mais informações: Effective adaptation to rising flood risk
Imagem: Flickr/ Jônatas Cunha

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: