Press "Enter" to skip to content

O gráfico do efeito estufa

O gráfico acima mostra o levantamento feito por satélite da radiação infravermelha emitida pelo topo da atmosfera de volta ao espaço. É possível ver a influência do efeito estufa na quantidade de energia emitida. O eixo horizontal mostra o comprimento de onda. O eixo vertical traz o fluxo ou quantidade de energia emitida por metro quadrado.

A linha vermelha apresenta o fluxo de radiação infravermelha que um corpo com a mesma temperatura média da Terra emitiria de volta para o espaço. A linha preta, sombreada pela cor azul, indica a quantidade de radiação detectada pelo satélite, que é bem menor.

Para as diferentes frequências de radiação infravermelha emitida, estão identificados os diferentes gases de efeito estufa. A quantidade menor de radiação emitida se deve em função da presença desses gases na atmosfera.

A quantidade de radiação varia significativamente de acordo com a região do planeta e com a concentração de nuvens e vapor d’água local. Alguns comprimentos de onda da radiação infravermelha são absorvidos tanto pelo vapor d’água, pelas nuvens e pelo dióxido de carbono – CO2. O efeito estufa é resultado da complexa interação entre os gases.

Fonte: NASA
Imagem: adaptado de NASA

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: