Press "Enter" to skip to content

O estado do clima global – em aquecimento

Publicado todos os anos pela Organização Mundial de Meteorologia – OMM, o relatório “O Estado do Clima Global” apresenta uma síntese de dados climatológicos fornecidos pelos serviços nacionais de meteorologia e hidrologia, entre outras organizações.

Os relatório serve fornecer informações atualizadas aos governos, agências internacionais e o público em geral sobre o sistema climático terrestre, suas tendências e eventos climáticos.

O vídeo acima (em inglês) mostra uma breve síntese do relatório de 2018, ano que caminha para ser o quarto mais quente já registrado. À medida que continua o aquecimento global, o período entre 2015 e 2018 deverão compor os quatro anos mais quentes desde que os registros começaram.

Outras evidências também trazem a marca do aquecimento. O conteúdo de calor armazenado nos oceanos alcançou níveis recordes, enquanto que o nível médio do mar continua a subir.

Na Antártica e no Ártico, a extensão de gelo marinho se encontra abaixo da média. Os eventos climáticos extremos estão trazendo impactos à vida das pessoas e ao desenvolvimento sustentável.

A temperatura média global atingiu cerca de 1oC acima dos níveis pré-industriais. No entanto, as emissões humanas de gases de efeito estufa estão ainda muito acima das metas para limitar o aquecimento global.

Cada fração de aquecimento conta, alertou o vídeo da OMM. É preciso agir para conter as emissões.

Fonte: OMM

%d blogueiros gostam disto: