Press "Enter" to skip to content

O código de barras do aquecimento global

Parece o código de barras do aquecimento global. Trata-se, no entanto, de um gráfico com a indicação da temperatura média anual do planeta entre os anos de 1850 e 2017.

O gráfico foi elaborado pelo blog “Climate Lab Book”, iniciativa de um grupo de cientistas com o objetivo de divulgar informações sobre a ciência climática.

Segundo o blog, o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas é complexo e demanda uma comunicação simples, abordando os seus efeitos. Os recursos disponibilizados no blog contribuem para a visualização do fenômeno pelas pessoas.

No caso do gráfico de barras, cada barra indica a temperatura média global, começando, da esquerda para a direita, pelo ano de 1850. A série de dados utilizada foi obtida junto ao centro meteorológico do Reino Unido.

As cores mostram a diferença da temperatura de cada ano em relação à temperatura média global do período entre 1961 e 1990. A cor azul representa uma escala que varia entre as faixas de -10 e -5 graus Celsius (azul escuro) e -0,2 e 0 graus Celsius (azul claro) mais baixo do que a média de 1961 e 1990.

As cores vermelhas se referem à escala contrária. Elas apontam temperaturas mais altas, variando entre a faixa de 0 a 0,2 graus Celsius (vermelho claro) a 5 e 10,5 graus Celsius acima da média de 1961-1990.

Uma das vantagens do gráfico é deixar claro como o aquecimento tem ocorrido de forma acelerada nas últimas décadas.

Fonte: Climate Lab Book

%d blogueiros gostam disto: