Press "Enter" to skip to content

Vulnerabilidade de espécies ao desmatamento e às mudanças climáticas

A retirada da vegetação para a agropecuária e as mudanças climáticas possuem em conjunto o efeito de homogeneizar a natureza, diz estudo de um time internacional de cientistas do Canada, Costa Rica e Estados Unidos. O estudo avaliou as espécies de plantas e pássaros presentes em mais de cem áreas do noroeste da Costa Rica, incluindo locais ocupados por florestas tropicais úmidas, florestas tropicais secas e fazendas.

O objetivo foi entender o impacto integrado das mudanças climáticas e da conversão de ecossistemas para o uso agropecuário sobre a diversidade de espécies. No caso das mudanças climáticas, o foco foi na maior ocorrência de eventos de seca. Os resultados mostraram maior diversidade em florestas úmidas do que em secas. Na área das fazendas, predominaram as espécies associadas à condições mais secas, mesmo em lugares com maior umidade.

De acordo com os pesquisadores, a conversão de florestas em fazendas favorece um grupo específico de espécies em detrimento de outros. No caso dos pássaros, aqueles com hábitos especialistas, com grande dependência do ecossistema florestal úmido, são em geral os mais afetados. O contrário se observa com as espécies de hábitos generalistas, que melhor se adaptam à nova paisagem das fazendas.

A interferência das mudanças climáticas na ocorrência de secas exerce pressão semelhante sobre o mesmo grupo de espécies. Isso significa que estudos da vulnerabilidade das espécies às mudanças climáticas podem subestimar a perda de biodiversidade, caso desconsiderem as alterações no uso e ocupação do solo.

Como forma de manutenção da biodiversidade, o estudo recomenda a proteção de áreas de florestas tropicais úmidas em que as projeções indiquem pequeno impacto de secas no futuro. Uma das ações poderia ser o incentivo aos proprietários rurais de regiões úmidas para a preservação de trechos de floresta, ou o investimento em ações de conservação focadas em espécies florestais sensíveis às mudanças de habitat e climáticas.

Fonte: Climate Change and Habitat Conversion Combine to Homogenize Nature
Imagem: Daniel Karp/UC Davis

Comments are closed.