Press "Enter" to skip to content

Harvard fala sobre mundaças climáticas: o papel das nuvens no efeito estufa

A série ‘Harvard fala sobre as mudanças climáticas’ é uma iniciativa do Centro de Meio Ambiente da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A intenção é divulgar o trabalho realizado dentro da universidade para o público, informando sobre os desafios que as mudanças climáticas trazem consigo e os possíveis caminhos a serem tomados no futuro.

No vídeo acima (em inglês), o pesquisador Eli Tziperman, professor de oceanografia e física aplicada, aborda os estudos a respeito do sistema climático e dos climas terrestres do passado, entre 140 e 30 milhões de anos atrás. Nessa época, a configuração dos continentes era muito parecida com a atual, porém o sistema climático contava com temperaturas bem superiores.

Contudo, não se pode explicar o aquecimento observado nesse período somente através das concentrações atmosféricas de CO2. O pesquisador descreve a pesquisa a respeito de como as nuvens podem ter contribuído para intensificar o efeito estufa, utilizando o exemplo das massas de ar polares nos Estados Unidos.

Fonte: Harvard University

Comments are closed.