Press "Enter" to skip to content

Mudanças climáticas impactarão o turismo

As mudanças climáticas terão impactos severos sobre o setor de turismo, alertou estudo de um grupo internacional de pesquisadores. Grande vulnerabilidade é observada em países nos quais o turismo representa uma parcela significativa do Produto Interno Bruto – PIB – ou onde há expectativa de que o setor cresça no futuro.

Apesar de sua relevância, segundo os pesquisadores os riscos e possíveis impactos das mudanças climáticas sobre o setor de turismo ainda não haviam sido adequadamente avaliados. Sem compreender as implicações das mudanças climáticas, o desenvolvimento do setor poderia ficar comprometido.

Nesse sentido, o estudo teve por objetivo investigar a distribuição geográfica dos riscos ligadas às mudanças climáticas em todo o mundo. Os pesquisadores elaboraram um índice de vulnerabilidade para a atividade do turismo, composto por 27 indicadores. A partir de então, realizaram a primeira análise transparente e sistemática da vulnerabilidade do setor de turismo em 181 países.

Os países com a menor vulnerabilidade estiveram localizados no oeste e no norte da Europa e na Ásia Central, além do Canadá e da Nova Zelândia. Os menores riscos se associaram a países ricos de regiões de latitudes médias e altas.

Por outro lado, os maiores níveis de vulnerabilidade foram atribuídos a países da África, Oriente Médio, sul da Ásia e pequenos estados insulares em desenvolvimento no Caribe, nos oceanos Índico e Pacífico.

Muitas vezes, países em desenvolvimento onde o turismo consiste no maior setor econômico, ou então que dependem e investem no setor, com a expectativa de seu crescimento futuro, apresentaram níveis elevados de vulnerabilidade.

O estudo ressaltou que as mudanças climáticas representarão uma grande barreira ao desenvolvimento do turismo. Nos planos nacionais de desenvolvimento do setor, os países deveriam fortalecer formas de mitigação do aquecimento global e de adaptação aos impactos das mudanças climáticas.

Fonte: Universidade de Waterloo
Mais informações: Scott, D., Hall, C. M., & Gössling, S. (2019). Global tourism vulnerability to climate changeAnnals of Tourism Research77, 49-61.
Imagem: Flickr/ Rafa Bahiense

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: