Press "Enter" to skip to content

Mudanças climáticas e segurança alimentar no Brasil

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas – INCT/MC – é uma rede composta por 90 grupos de pesquisa de 108 instituições e universidades brasileiras e 18 estrangeiras. Com mais de 400 pesquisadores, estudantes e técnicos, é a maior rede pesquisa interdisciplinar do Brasil. Ela foi organizada para ampliar o conhecimento científico a respeito das mudanças climáticas.

Produzido pelo INCT, a série CLIMA apresenta 6 vídeos temáticos sobre segurança alimentar, segurança hídrica, segurança energética, desastres naturais, biodiversidade e saúde. O vídeo acima discute as implicações das mudanças climáticas sobre a segurança alimentar brasileira. Cerca de 70% dos alimentos consumidos no país são provenientes da agricultura familiar, sendo que os produtos da agricultura industrial são na grande maioria exportados.

Os modelos computacionais e inúmeros estudos apontam que as alterações nos padrões climáticos podem impactar a agricultura, incluindo cultivos como café, milho, soja, entre outros. O momento atual é de desenvolvimento de ações de adaptação às mudanças futuras.

Fonte: INCT/MC

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: