Press "Enter" to skip to content

Mudanças climáticas e desafios da sociedade

O vídeo acima traz a palestra intitulada “As mudanças climáticas e os desafios de nossa sociedade”, parte do programa ‘Física ao Entardecer’, do Instituto de Física Teórica da UNESP.

Programa de divulgação científica iniciado em 1999, o “Física ao Entardecer” consiste em uma série de oito palestras anuais, quatro em cada semestre, sobre diferentes temas da ciência contemporânea. As palestras são gratuitas.

A palestra foi ministrada pelo professor Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês.

Ele inicia contextualizando o estágio atual das sociedades contemporâneas e a pressão exercida sobre os recursos naturais. A ação humana se tornou uma força geofísica planetária, alterando vários aspectos das condições ambientais globais.

A palestra mostra como as emissões de gases de efeito estufa, entre eles do dióxido de carbono – CO2 -, vem crescendo ano a ano desde 1900. Dessa forma, a composição da atmosfera terrestre está se alterando por meio de maiores concentrações de gases de efeito estufa.

Com isso, o balanço energético do sistema climático fica afetado. Da energia solar absorvida pelo planeta, uma quantidade maior passa a ser acumulada, levando ao aquecimento.  A palestra traz esses e muitos outros detalhes sobre as mudanças climáticas.

Fonte: IFT/UNESP

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: