Press "Enter" to skip to content

O Ártico mostra sinais de transição

Artico novo clima.png

Uma das inúmeras evidências de que o aquecimento global está provocando mudanças no sistema climático é a redução do gelo marinho no Ártico. O declínio na área ocupada pelo gelo marinho tem sido registrado nas últimas décadas por meio de imagens de satélite e observações em campo. Além disso, diversos modelos climáticos simulam essa redução, projetando uma retração ainda maior até o final do século XXI (o primeiro gráfico acima mostra os dados observados em cinza e amarelo e as simulações de modelos climáticos em verde).

Com a diminuição não apenas da extensão, mas também da espessura, o volume de gelo marinho no Ártico retraiu em 20% na primeira década deste século (2000s) em comparação com a média do período entre 1980 e 2000. Projeta-se que o Ártico passará de um regime de cobertura perene de gelo marinho, presente durante o ano inteiro, para um regime sazonal, com gelo marinho especialmente no inverno.

Mas as projeções enfatizam os estágios finais dessa transição de regime, segundo estudo publicado recentemente no jornal Scientific Reports. Com isso, ignoram-se as etapas iniciais da transição, que envolvem mudanças dramáticas no sistema climático do Ártico. Buscando sanar essa lacuna, os autores do estudo desenvolveram um novo método de verificação do gelo marinho e de monitorar a transição entre os regimes.

Os resultados indicam que o sistema de gelo marinho do Ártico passou do regime perene para o sazonal recentemente, encontrando-se atualmente nas etapas iniciais do novo regime (ilustrado pela linha marrom mais grossa no segundo gráfico acima, subindo da escala perene para a sazonal). Os autores sugerem que a amplificação do Ártico, que é o fenômeno da temperatura da região aumentar mais rapidamente do que no restante do planeta, pode ter chegado ao auge ao longo da presente década, e desacelerará conforme o Ártico se torne sem gelo marinho no verão.

Mais informações: The Arctic-Subarctic sea ice system is entering a seasonal regime: Implications for future Arctic amplification
Gráfico: Figura 1 do estudo – Aumento da sazonalidade da extensão do gelo marinho no Ártico

%d blogueiros gostam disto: