Press "Enter" to skip to content

Mapa mundial de áreas agrícolas

Aproximadamente 14% da superfície terrestre livre de gelo é ocupada por atividades agrícolas. Elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO -, o mapa acima indica na cor verde a distribuição da área agricultável ao redor do planeta.

De acordo com a Comissão da União Européia, em 1700, as terras aráveis ocupavam mais de 2,65 milhões de km2, passando para 20,39 milhões de km2 em 2014 – uma expansão de 8 vezes.

Se as culturas agrícolas estão distribuídas por 14% do total da área livre de gelo do mundo, as pastagens ocupam cerca de 26%. Quase metade dessa área – 44% – fica localizada em zonas áridas, em especial na África e na Ásia, onde se concentra aproximadamente 60% da produção mundial de alimentos.

A atividade agrícola do presente se viabilizou em grande medida devido à Revolução Verde. O desenvolvimento de melhores sementes, fertilizantes químicos, e tecnologia, associados à irrigação, permitiram a expansão dos cultivos.

O aquecimento global e as mudanças climáticas constituem uma das ameaças à produção de alimentos. Outras seriam a escassez de água, a degradação da terra ou a pobreza. As regiões áridas apresentam vulnerabilidades às alterações do clima.

A aridez pode aumentar. É o caso, por exemplo, dos impactos causados por temperaturas mais elevadas e extremas, ou então por mudanças no regime de chuva. Apesar da dificuldade em os quantificar, os riscos à produção agrícola estão crescendo.

Fonte: Comissão da União Européia/ FAO 2014

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: