Press "Enter" to skip to content

Mapa dos solos congelados do Hemisfério Norte

O mapa acima indica as regiões do Hemisfério Norte nas quais se verifica a presença de solos congelados – permafrost, em inglês. A cor roxa escura mostra os locais onde há predomínio de solos congelados durante todo o ano. Os tons mais claros mostram locais em que a paisagem apresenta trechos esporádicos ou isolados de solos congelados.

Cerca de 58% da superfície terrestre do Hemisfério Norte congela durante uma das estações do ano. Mas os solos congelados existem somente onde o chão registra temperaturas abaixo de 0°C durante no mínimo dois anos seguidos.

Estima-se que 24% da massa terrestre no Hemisfério Norte é ocupada por solos congelados, abrangendo cerca de 23 milhões de quilômetros quadrados. Grandes extensões de solo congelado estão presentes na Sibéria, no planalto do Tibete, no Alasca, no Árctico canadense e em outras regiões montanhosas.

Mapa: Philippe Rekacewicz, UNEP/GRID-Arendal
Fonte: National Snow and Ice Data Center

One Comment

Comments are closed, but <a href="https://cienciaeclima.com.br/mapa-dos-solos-congelados-do-hemisferio-norte/trackback/" title="Trackback URL for this post">trackbacks</a> and pingbacks are open.