Press "Enter" to skip to content

Mapa de vegetação sob baixa pressão antrópica

O mapa acima apresenta as áreas do mundo nos quais a vegetação está livre de pressões humanas que causem pertubações significativas. Por causa da ausência de interferência severas, essas áreas são consideradas importantes para a conservação da biodiversidade.

Ele foi elaborado por pesquisadores da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Foram incluídas áreas contíguas com no mínimo 10.000 km2 de extensão e nas quais os processo ecológicos não sofrem interferências de ações humanas.

A identificação das áreas considerou dados a respeito de oito tipos de atividades: ambientes construídos, cultivos, pastagens, densidade populacional, iluminação noturna, ferrovias, estradas principais e hidrovias. Foram criados mapas para o ano de 1993 e de 2009.

A soma das áreas marcadas de verde e de roxo no mapa indica as regiões existentes em 1993. Apenas as áreas verdes se mantiveram além do alcance de pressões antrópicas em 2009.

Apesar da importância das áreas, os pesquisadores alertaram que elas tem sido rapidamente erodidas em extensão e fragmentadas.

Fonte e mapa: Temporally inter-comparable maps of terrestrial wilderness and the Last of the Wild

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: