Press "Enter" to skip to content

Jogos sobre aquecimento global – 5: Previsões

Os jogos representam uma forma divertida e útil de aprender sobre o aquecimento global. Também contribuem para desenvolver formas de lidar com sua consequências.

Com base na Holanda, a organização não governamental – ONG – Centro Climático e seus parceiros criaram um conjunto de jogos sobre questões humanitárias, incluindo os possíveis impactos das mudanças climáticas.

Os jogos foram utilizados em pelo menos 40 países por diversos tipos de público, de crianças em idade escolar a funcionários de bancos de desenvolvimento. Segundo a ONG, os jogos aceleram o aprendizado, o diálogo e a preparação para riscos climáticos.

Todos os jogos devem ser organizados e orientados por um facilitador.

Jogo: Previsão do Tempo

Através do jogo, busca-se pode explorar como cada pessoa toma decisões tendo em vista as previsões do Tempo e suas incertezas. Além disso, a atividade coloca em discussão o uso e as limitações das previsões, como elas influenciam as decisões, e os riscos pessoais envolvidos.

O jogo pode ser um pouco desafiador, portanto exigirá um acompanhamento cuidadoso do facilitador. O número de jogadores varia entre 10 e 20 participantes, com uma duração em média de 45 minutos.

Serão necessários os seguintes materiais:

Imagem material para jogo previsão
Mostrador giratório deve ter segmentos que possam ser removidos. Fonte: Climate Centre
  • um mostrador giratório, dividido em segmentos de três cores diferentes que possam ser facilmente removidos;
  • 5 (cinco) grãos de feijão para cada participante;
  • 3 (três) cartões para indicar apólices de seguro.

Como jogar

Em primeiro lugar, o facilitador deve explicar as regras do jogo e simular uma rodada. Cada jogador cumprirá o papel de um fazendeiro, dono de um rebanho. Ele deverá tomar decisões sobre como gerenciar a fazenda a partir da previsão do tempo sazonal.

Cada jogador receberá 5 grãos, que representarão o dinheiro que possuem para cuidar de sua fazenda. Eles então decidirão como e quanto dinheiro (grãos) devem investir, tomando como referência a previsão de tempo informada pelo facilitador.

Para fazer a previsão de tempo, o facilitador estabelecerá dois cenários futuros – de seca ou chuva acima do normal. Os cenários incluirão sempre a probabilidade de chance de que alguma das condições climáticas ocorra no futuro.

Dessa forma, uma possível previsão do Tempo seria 40% de chance de seca e 20% de chance de chuva acima do normal. Como regra, as porcentagens devem estar sempre dentro da faixa entre 20% e 45%.

Ao realizar a previsão sazonal do Tempo, o facilitador deve incluir ou retirar os segmentos coloridos do mostrador giratório, de forma a que eles correspondam às porcentagens indicadas. No exemplo acima, o mostrador incluiria uma quantidade de segmentos da cor associada à seca que correspondesse a cerca de 40%, e segmentos da cor associada à chuva, 20%.

A partir da previsão sazonal do Tempo fornecida pelo facilitador, os jogadores decidirão como investir o dinheiro em sua fazenda. As opções são:

  • preparar para a seca: comprar alimentação extra para a criação e investir na preservação das fontes de água, ou;
  • preparar para as chuvas: expandir o cultivo da fazenda para aproveitar as chuvas e produzir mais alimentos para o rebanho.

Cada opção implicará em dar dinheiro para 1 grão para o banco – o facilitador também pode cumprir o papel do banco. Os jogadores devem então ser reunidos em grupos, de acordo com a opção escolhido – ou seja, um grupo da preparação para seca e outro da preparação para chuva.

Em seguida, o facilitador gira o mostrador. Se a seta parar em um lugar onde não há nenhum segmento colorido, deve ser girada novamente. Quando ela parar em cima de um segmento colorido, estará definido se o Tempo foi mais seco ou mais chuvoso.

Os jogadores que tiveram escolhido a mesma opção do mostrador ganham a rodada, e recebem do banco o dinheiro de volta mais dividendos. Os jogadores com a opção errada perdem e devem pagar ao banco. O pagamento acontece da seguinte forma:

  • se o resultado é Tempo mais seco que o normal –
    • para o jogador que escolheu preparar para a seca, ele recebe de volta o mesmo valor que deu ao banco no início da rodada (1 grão). Isso porque, com o investimento, ele se protegeu da seca, mas as condições não foram favoráveis para que ele tivesse um ganho;
    • para o jogador que escolheu preparar para a chuva, ele paga para o banco mais 1 grão. Isso porque não se preparou para a seca e teve prejuízo;
  • se o resultado é Tempo mais chuvoso que o normal –
    • para o jogador que escolheu preparar para a chuva, ele recebe de volta do banco o grão que pagou no início da rodada e mais 1. Como se preparou para as chuvas, produziu muito alimento e o rebanho cresceu;
    • para o jogador que escolheu preparar para a seca, ele não recebe de volta o mesmo valor que deu ao banco no início da rodada. Por não ter se preparado, levou um pequeno prejuízo.

Para alterar a dinâmica, o facilitador pode introduzir no início as variáveis do desastre natural e das apólices de seguro. Os desastres naturais correspondem a eventos climáticos extremos, e consistem em um segmento colorido a ser adicionado ao mostrador giratório.

Se a seta parar sobre o segmento do desastre natural, todos os jogadores perdem 2 grãos de feijão, independente de como se prepararam.

Mas os jogadores podem comprar uma apólice de seguro, protegendo-os de qualquer perda no caso de um desastre natural. Para tanto, eles devem pagar ao banco 2 grãos, e podem ficar com a apólice somente durante três rodadas.

Os jogadores que perderem todos os seus grãos abandonam as fazendas. Eles passam a auxiliar o facilitador, trabalhando no banco.

As rodadas seguem (sem ou com as variáveis dos desastre naturais e das apólices) até que a quantidade de jogadores com dinheiro atinja uma quantidade pequena.

Discussão

A discussão após o término do jogo consiste na parte mais importante do exercício. É durante o diálogo com os jogadores que se compartilha o aprendizado. O facilitador deve promover o debate através de questionamentos aos participantes.

Pode-se debater a experiência de cada pessoa durante o jogo, bem como os fatores ou sentimentos nos quais se basearam para tomar a decisão de investimento do dinheiro. Um dos aspectos a serem explorados diz respeito à previsão sazonal do Tempo, sua utilidade, seus riscos e como se preparar para o futuro.

Fonte: Climate Centre
Imagem: Climate Centre

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: