Press "Enter" to skip to content

Jogos sobre aquecimento global – 2: efeito estufa

Os jogos representam uma forma divertida e útil de aprender sobre o aquecimento global. Também contribuem para desenvolver formas de lidar com sua consequências.

Com base na Holanda, a organização não governamental – ONG – Centro Climático e seus parceiros criaram um conjunto de jogos sobre questões humanitárias, incluindo os possíveis impactos das mudanças climáticas.

Os jogos foram utilizados em pelo menos 40 países por diversos tipos de público, de crianças em idade escolar a funcionários de bancos de desenvolvimento. Segundo a ONG, os jogos aceleram o aprendizado, o diálogo e a preparação para riscos climáticos.

A seguir, o Ciência e Clima apresenta o jogo a respeito do aumento do nível do mar. Todos os jogos devem ser organizados e orientados por um facilitador.

Jogo: o efeito estufa

O objetivo do jogo é aprender sobre o efeito estufa, inclusive sobre o fato de que as atividades humanas tem liberado grandes quantidades de gases de efeito estufa ao longo do último século. Isso faz com que o efeito estufa se intensifique, resultando no aquecimento global e nas mudanças climáticas.

O número mínimo de jogadores é entre 12 e 30 pessoas. Ele demora cerca de 20 minutos e apresenta um nível médio de dificuldade, especialmente esforço físico. Ele requer um espaço físico amplo, onde os participantes possam correr à vontade.

Os materiais utilizados são fitas adesivas (ou linhas, ou giz) para marcar o chão, cerca de 100 cartões de papel colorido e um cronômetro.

Como jogar

  • Preparação:
    • o facilitador pede a todos os jogadores para darem as mãos e fazerem o maior círculo possível. Em seguida, para soltar as mão e darem dois passos para trás;
    • o facilitador desenha no chão um círculo com o giz (ou utilizando a fita adesiva ou linha), passando atrás do círculo formado pelos jogadores;
    • no centro do círculo maior, o facilitador marca um círculo menor, de 1 metro de diâmetro;
    • há cerca de 3 a 5 metros de distância de um dos lados do círculo maior, o facilitador marca o chão com uma linha de partida. Os cartões de papel colorido são colocados em três pilhas sobre a linha;
    • os jogadores são divididos em duas equipes, A e B, com um número igual de pessoas;
    • informe aos grupos que o círculo menor representa a Terra, o círculo grande representa a atmosfera, e a linha de partida, o sol.
Ilustração de jogo sobre efeito estufa
ONG holandesa e seus parceiros criaram um conjunto de jogos sobre questões humanitárias, incluindo os possíveis impactos do aquecimento global.
  • Jogo:
    • o facilitador indica a equipe A como o time do Calor e a equipe B como o time do Efeito Estufa;
    • o time do Efeito Estufa escolhe dois jogadores para começar no grande círculo. Todos os jogadores do time do Efeito Estufa devem sempre manter os dois pés sobre a linha do círculo grande marcada no chão, movendo-se para a direita ou para a esquerda. Os demais participantes do time esperam a sua vez de pisar no círculo do lado de fora;
    • a cada 10 segundos (é preciso ser rigoroso com o tempo), o facilitador deverá adicionar um jogador do time Efeito Estufa ao grande círculo;
    • o time do Calor começa atrás da linha de partida. Um de cada vez, cada participante deve pegar um cartão de papel colorido, correr para o círculo pequeno – que representa a Terra – e o tocar com um pé, voltando para a linha de partida o mais rapidamente possível;
    • o time do Efeito Estufa tem por objetivo evitar que o participante do outro time consiga sair do círculo grande, marcando-o com a mão, mas somente depois que ele tiver entrado e tocado o círculo menor com o pé;
    • se o jogador do time do Calor for marcado, ele estará fora do jogo e o cartão de papel colorido será entregue ao time do Efeito Estufa. Se ele conseguir escapar do grande círculo de volta à linha de partida, o cartão será do time do Calor;
    • o jogo termina depois de 3 minutos;
    • refaça o jogo, dessa vez com as equipes em papéis invertidos;
    • a equipe com maior número de cartões de papel colorido ganha.

Discussão

A discussão após o término do jogo consiste na parte mais importante do exercício. É durante o diálogo com os jogadores que se compartilha o aprendizado. O facilitador deve promover o debate através de questionamentos aos participantes. Por exemplo:

  • Como o participante se sentiu/ experimentou? O que foi positivo e o que foi negativo?
  • O que cada um julgou que o jogo representa?

No jogo, o time do Calor cumpre o papel da energia presente no sistema climático, cuja origem é a irradiação do sol. Os raios do sol passa pela atmosfera e alcançam a Terra. Depois de absorvida, essa energia é transformada em radiação infravermelha, que retorna através da atmosfera para o espaço.

No entanto, alguns dos participantes do time de Calor acabam sendo marcados pelo time do Efeito Estufa. Esse caso reproduz o efeito estufa, que impede parte da energia absorvida do sistema climático de escapar de volta ao espaço devido à presença de gases de efeito estufa na atmosfera.

À medida que o número de participantes do time do Efeito Estufa entra no jogo, torna-se cada vez mais difícil que os participantes do time do Calor escapem para fora da atmosfera. É o que tem acontecido com o sistema climático, por causa do aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa causadas pelas emissões humanas.

Fonte: Climate Centre
Imagem: Cruz Vermelha/ Raja Siregar

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: