Press "Enter" to skip to content

Jogos sobre aquecimento global – 1: nível do mar

Os jogos representam uma forma divertida e útil de aprender sobre o aquecimento global. Também contribuem para desenvolver formas de lidar com sua consequências.

Com base na Holanda, a organização não governamental – ONG – Centro Climático e seus parceiros criaram um conjunto de jogos sobre questões humanitárias, incluindo os possíveis impactos das mudanças climáticas

Os jogos foram utilizados em pelo menos 40 países por diversos tipos de público, de crianças em idade escolar a funcionários de bancos de desenvolvimento. Segundo a ONG, os jogos aceleram o aprendizado, o diálogo e a preparação para riscos climáticos.

A seguir, o Ciência e Clima apresenta o jogo a respeito do aumento do nível do mar. Todos os jogos devem ser organizados e orientados por um facilitador.

Jogo: A ilha que diminui

O objetivo do jogo é aprender sobre o aumento do nível médio do mar, uma das consequências do aquecimento global. Ao mesmo tempo, busca-se energizar e criar um senso de cooperação entre os participantes.

O número mínimo de jogadores é de 8 pessoas. Ele demora entre 10 a 20 minutos e apresenta um nível médio de dificuldade.

Os materiais utilizados são jornais velhos, pedaços de pano ou folhas usadas de tamanho A4.

Como jogar

  • O facilitador deve dividir os participantes em grupos de 4 a 5 jogadores – a divisão pode ser por pessoas do mesmo sexo;
  • Reúna as folhas de jornal velho (ou qualquer outro dos materiais indicados) no chão, criando ilhas artificiais para cada um dos grupos. Peça aos participantes para pisarem sobre sua ilha e informe que elas serão afetadas pelo aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global;
  • Apresente aos grupos o objetivo – manter todos os jogadores sobre a ilha, à medida que a superfície diminui em função do aumento do nível do mar;
  • Em cada rodada, retire uma das folhas do jornal da ilha de cada grupo (ou dobre-a no meio) e conte até 10. Se todos permanecerem em segurança sobre a ilha, eles passam para a próxima rodada;
  • As rodadas continuam até que sobre apenas um grupo vencedor.

Discussão

A discussão após o término do jogo consiste na parte mais importante do exercício. É durante o diálogo com os jogadores que se compartilha o aprendizado. O facilitador deve promover o debate através de questionamentos aos participantes. Por exemplo:

  • Como o participante se sentiu/ experimentou? O que foi positivo e o que foi negativo?
  • Como o jogo se relaciona com o dia a dia do participante?
  • O que cada um aprendeu do jogo?

Alternativas de abordagem

O jogo pode ser adaptado para a realidade local dos participantes. Em vez de uma ilha afetada pelo aumento do nível médio do mar, pode-se utilizar a narrativa de que é uma cidade que está enfrentando níveis crescentes de inundação  à beira da praia ou de um rio. Ou que se está em um iceberg derretendo devido ao aumento da temperatura. Ou então que é uma área rural que está experimentando a desertificação.

Fonte: Climate Centre
Imagem: Plan International, Lambata 2017

%d blogueiros gostam disto: