Press "Enter" to skip to content

Impactos do aquecimento nos recifes brasileiros

O programa ‘Desafio Serrapilheira’, da instituição privada sem fins lucrativos de mesmo nome, constitui uma série de vídeos nos quais jovens cientistas brasileiros são convidados a apresentar a pesquisa que realizam.

A ideia é fazer com que os cientistas se comuniquem para um entre três perfis diferentes de público: uma criança de 10 anos, um universitário e um especialista da área. A proposta é promover a divulgação das atividades científicas brasileira.

No episódio acima, Guilherme Longo, biólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – , trata do estudo dos impactos do aquecimento global e as mudanças climáticas sobre os corais brasileiros.

O aumento da temperatura e a acidificação da água representam as principais ameaças aos recifes de coral em todo o mundo. No caso do Brasil, no entanto, as consequências ainda são muito pouco conhecidas.

A pesquisa do cientista irá reconstruir a situação dos corais brasileiros no passado, por meio do levantamento de imagens, entrevistas e outras informações. Incluirá análises de laboratório da resposta dos corais a diferentes fatores, o monitoramento da saúde dos corais no presente e projeções futuras em cenários de mudanças climáticas.

Um dos componentes da pesquisa será a ciência cidadã, através da qual as pessoas poderão participar do monitoramento dos corais.

Fonte: Instituto Serrapilheira

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: