Press "Enter" to skip to content

Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Intitulado ‘O Amanhã é hoje – o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas, o documentário apresenta histórias de brasileiros que tem experimentado os impactos das mudanças em diversas regiões do país.

O documentário foi produzido a partir da iniciativa de sete organizações da sociedade civil. uniram esforços para tirar da invisibilidade as histórias dos afetados pelas mudanças climáticas.

O aquecimento global representa o fenômeno de acúmulo de energia pelo sistema climático terrestre. A quantidade de radiação solar absorvida tem sido maior do que a quantidade de energia emitida pelo planeta de volta ao espaço.

A origem desse desequilíbrio é o aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, devido às emissões das atividades humanas. Com mais energia no sistema, os seus componentes respondem por meio de alterações em suas propriedades e dinâmicas. A consequência do aquecimento são as mudanças climáticas.

À medida que avança o aquecimento, mais significativos tenderão a ser os seus impactos.

O documentário conta seis histórias diferentes, situadas em cinco estados do Brasil. A começar pela de uma agricultora do nordeste, relatando a pior seca experimentada pela região. Um comerciante diz como seu negócio foi destruído por chuvas e deslizamentos de terra.

Uma mulher do litoral de Santos mostra como as ressacas atingiram o prédio onde mora. Ela perdeu dois carros e decidiu não comprar outro enquanto morar em frente ao mar. O avanço da erosão costeira, agravada por outra ressaca, obrigou uma comunidade a mudar de território.

Um produtor de ostras aponta como a mudança dos ventos do sul afeta o aumento da temperatura do mar e prejudica a produção. O documentário conclui com uma mulher indígena que integrou uma brigada contra incêndios para combater as queimadas.

O documentário ilustra com exemplos cotidianos os efeitos das mudanças climáticas. E como menciona o professor Ricardo Abramovay, do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, há um sentido de urgência para a mitigação do aquecimento global e para a adaptação às suas consequências inevitáveis.

As sociedades humanas, no entanto, ainda não conseguiram imprimir essa urgência em suas ações.

Fonte: oamanhaehoje.com.br

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: