Press "Enter" to skip to content

Imagem do lago peruano Palcacocha

Em 1941, um deslizamento de uma geleira nas margens do lago glacial Palcacocha – foto acima -, no Peru, provocou uma onda que devastou parte da cidade de Huaraz, localizada no região do vale abaixo do lago.

O aquecimento global está provocando o derretimento de geleiras ao redor do mundo. Uma das consequências pode ser a formação de lagos de alta altitude, modificando significativamente a paisagem local e introduzindo novos riscos aos sistemas sociais.

O lago Palcacocha fica localizado na Cordilheira Branca. Estima-se que as geleiras da região ocupavam uma área máxima de cerca de 900 km2 em meados do século 19. A partir daí, área reduziu para cerca de 700 km2 em 1970, 528 km2 em 2003, e 482 km2 em 2010.

Com profundidade máxima de 72 metros, o lago Palcacocha  desagua no rio Paria, um afluente do rio Quillcay, que atravessa a cidade de Huaraz.

Antes de 1941, o lago possuía um volume  estimado entre 10 e 12 milhões de metros cúbicos de água. Após o incidente, instalou-se uma barragem de pedra e um vertedouro, de forma a diminuir o nível da água em 8 metros.

Mas a paisagem local está continuamente mudando. Com 0,16 km2 em 2000, o lago Palcacocha se expandiu para 0,48 km2 em 2012. Recentemente, o volume ultrapassou a marca de 17,3 milhões de metros cúbicos de água.

As mudanças climáticas e na paisagem local tornaram instáveis tanto a geleira, da qual o Palcacocha se formou, quanto as encostas às usas margens. Com isso, cresceu o risco de deslizamentos de gelo e de terra para o lago, com o potencial de desencadear ondas maiores do que a de 1941.

A infraestrutura atual não é suficiente para evitar novas inundações. E a implementação de novas medidas de adaptação, voltadas para o gerenciamento da geleira e do lago, esbarram em obstáculos institucionais e orçamentários.

Fonte: Universidade de Columbia e estudo intitulado “Modeling a glacial lake outburst flood process chain: the case of Lake Palcacocha and Huaraz, Peru
Imagem: INDECI

%d blogueiros gostam disto: