Press "Enter" to skip to content

Imagem do rio Danúbio

O rio Danúbio é o segundo maior da Europa. Ele se forma a partir da confluência dos rios Brigach e Breg, na região floresta negra da Alemanha. O rio segue em direção sudeste por aproximadamente 2.730 km, passando pela Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Moldávia e Ucrânia antes de desaguar no Mar Negro.

Como consequência do aquecimento global, o trecho final do Danúbio não congela mais durante o inverno. Estudo de pesquisadores da Alemanha e da Romênia recuperou dados do diário de gelo da Comissão do Danúbio, cobrindo o período entre 1837 e 2016.

Descobriu-se que o trecho final do rio era coberto por gelo quase todos os anos até cerca de 70 anos atrás. Mas a partir de 1951, episódios de congelamento desse trecho do Danúbio diminuíram significativamente: menos de uma vez a cada 6 anos.

Segundo os pesquisadores, o gelo do inverno nos mares e rios da Europa consiste em um bom indicador das mudanças provocadas pelo aquecimento global.

Ao comparar os dados a respeito do rio Danúbio com séries meteorológicas locais e nacionais, identificaram-se alterações substanciais nas condições climáticas da Europa Central e Oriental. Particularmente durante o inverno, que observaram as temperaturas subirem. Situações de frio intenso, favoráveis ao congelamento, tornaram-se mais raras.

Consultando outras evidência documentais, os pesquisadores apontaram que, no passado, a cobertura de gelo do rio variou de acordo com as condições regionais do clima. Em um período mais quente da Idade Média, a ocorrência de gelo se tornou relativamente pequena. O oposto se verificou ao longo de um período mais frio que terminou no final do século 19, quando se deu maiores taxas de ocorrência do gelo.

O transporte hidroviário no Danúbio é beneficiado pela redução do gelo. Mas os pesquisadores alertam que a flora e a fauna do rio podem sofrer os impactos do aquecimento.

Fonte: Instituto Alfred Wegener
Mais informações: Vanishing river ice cover in the lower part of the Danube basin – signs of a changing climate
Imagem: Freeimages

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: