Press "Enter" to skip to content

Imagem do papa-moscas preto

O aquecimento global tem consequências negativas sobre algumas espécies animais migradoras. Uma delas é a do pássaro da fotografia acima, o papa-moscas preto – de nome científico Ficedula hypoleuca.

Segundo estudo de pesquisadores holandeses, nas últimas décadas as temperaturas durante a primavera das zonas temperadas do Hemisfério Norte aumentaram. Em resposta, as espécies de plantas e animais dessas regiões alteraram seu ciclo de vida, antecipando, por exemplo, os estágios de crescimento e reprodução.

Para algumas espécies migradoras, no entanto, a mudança registrada durante a primavera pode se tornar um problema. Em particular, para animais que migram longas distâncias.

É o caso do papa-moscas preto. Eles passam o inverno nas florestas tropicais secas do norte da África Ocidental, migrando em direção às florestas temperadas da Europa na primavera para se reproduzir.

Como as temperaturas na primavera européia subiram significativamente, verificou-se a antecipação da fenologia de árvores – entre elas, a floração – e, dessa forma, a antecipação dos picos de abundância de insetos. Mas porque a migração do papa-moscas preto depende da duração do dia, e não de aspectos climáticos, o tempo de chegada do pássaro nas florestas temperadas continuou o mesmo.

O resultado é que a migração do papa-moscas preto tende a se tornar desconectada do pico de abundância de insetos, fonte de alimento essencial para a reprodução. Os pássaros estão se adaptando por meio da antecipação da data média de postura em 10 dias.

Eles conseguiram adiantar a data de postura porque normalmente chegam ao local de reprodução antes da data ótima de postura. Mas essa estratégia de adaptação possui limitações. O estudo identificou maior taxa de sucesso entre os casais de papa-moscas preto com postura precoce.

Mudanças climáticas ocorrem em ritmos diferentes entre zonas temperadas e tropicais, alerta o estudo. Se espécies migradores não forem capazes de adaptar sua estratégia de migração, elas podem sofrer impactos e não conseguir se adaptar às novas condições ambientais.

Mais informações: Adjustment to climate change isconstrained by arrival date in along-distance migrant bird
Imagem:
Flickr/ Lars Falkdalen Lindahl

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: