Press "Enter" to skip to content

Imagem do Lago Windermere, no Reino Unido

Um dos efeitos do aquecimento global se faz sentir na temperatura da superfície das águas dos lagos. Pesquisas identificaram que, em todo o mundo, tem subido a temperatura dos lagos, afirmou estudo de um time internacional de cientistas.

A maioria da pesquisa anterior, no entanto, havia investigado as tendências de temperatura média da superfície da água durante o verão. Pouca atenção se deu para a análise de tendências durante outras estações do ano.

O estudo realizou um levantamento de 8 lagos do norte da Europa, localizados na Áustria, Irlanda, Reino Unido e Suíça. Um deles foi o lago Windermere, o maior da Inglaterra, no Reino Unido, com área de 14,73 quilômetros quadrados – apresentado na foto acima.

Os cientistas verificaram as tendências da temperatura mínima da superfície da água no inverno. A temperatura no inverno controla a formação de uma cobertura de gelo, além de afetar processos de mistura das camadas de água superficial e profunda – fundamentais para o transporte de oxigênio e nutrientes.

A temperatura durante o inverno tem grande importância para o ecossistemas dos lagos. Ela pode influenciar a distribuição e a dinâmica populacional das espécies presentes.

Foram selecionamos lagos com registros observacionais longos, com mais de 40 anos de duração, e que normalmente não congelam durante o inverno. O estudo identificou que, entre 1973 e 2014, a temperatura mínima anual da superfície dos lagos subiu a uma taxa média de + 0,35° C por década.

A tendência de aumento da temperatura mínima no inverno acompanhou a tendência de aumento da temperatura média durante o verão – elevação de + 0,32° C por década. Ela também esteve associada ao aquecimento registrado na temperatura do ar no inverno, que também aumentou.

Como consequência do aquecimento, alguns dos lagos estudados não atingem mais importantes limiares mínimos de temperatura da superfície no inverno. O estudo alertou que isso poderá implicar em modificação complexas e significativas nos ecossistemas lacustres.

Mais informações: Woolway, R. Iestyn, et al. “Substantial increase in minimum lake surface temperatures under climate change.” Climatic Change (2019): 1-14.
Imagem: Unplash/ Claire Jones

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: