Press "Enter" to skip to content

Imagem de vinhedo na Espanha

Vinícolas da Espanha começam a se adaptar ao aquecimento global. O aumento das temperaturas tem levado à modificação do tipo de uva e da forma de plantio, informa matéria do jornal Financial Times.

Um dos produtores que está se preparando para os novos tempo é a Vina Maior, localizada na tradicional região de Ribera del Duero. Cultivos da uva do tipo Tempranillo foram substituídas por outra variedade, do tipo Garnacha, em uma outra forma de plantio, de modo a lidar melhor com o calor.

As uvas do tipo Garnacha demoram mais para amadurecerem, o que permite que permanecem mais tempo no campo, apesar das condições climáticas mais quentes. Projeções de modelos climáticos apontam, em cenários futuros sem mitigação do aquecimento, que o sul da Europa enfrentará ondas de calor mais severas e frequentes.

 O aquecimento global e as mudanças climáticas forçam os produtores a tomar medidas de adaptação. Devido à vida longa dos vinhedos, deve-se tomar um especial cuidado agora para não se arrepender nas próximas décadas. Isso inclui o planejamento da substituição das variedades utilizadas no presentes por outras.

De acordo com o jornal, um estudo indicou que a temperatura média da época de crescimento das uvas subiu 1,4ºC desde o início do século passado, com destaque para a região de Rioja, na Espanha, Bordeaux, na França, Douro, em Portugal, e Piemonte, na Itália. A temperatura poderá subir outros 2ºC nos próximos 50 anos.

Em Bordeaux, na França, as florações dos vinhedos estão ocorrendo entre duas e três semanas antes do que há vinte anos atrás. No Vale do rio Rhone, outra tradicional região vinícola francesa, as colheitas começam quatro semanas mais cedo do que há 60 anos atrás.

A região onde fica a Vina Maior, na Espanha, experimentou um declínio de 60% na produção de uvas em 2017. Condições de secas se tornaram mais comuns.

Fonte: Financial Times
Imagem:
 Flickr/Robert McIntosh

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: