Press "Enter" to skip to content

Imagem de roedor extinto pelas mudanças climáticas

As mudanças climáticas podem ter levado à primeira extinção de uma espécie de mamífero: um pequeno roedor australiano.

Em 2019, o Ministério de Meio Ambiente da Austrália reconheceu a extinção de uma espécie de roedor do país. De nome científico Melomys rubicola, ele vivia na ilha de Bramble Cay, na região da grande barreira de corais.

O reconhecimento confirmou estudo publicado em 2016 pelo Departamento de Meio Ambiente do estado australiano de Queensland. Uma vez que esforços anteriores não haviam mais identificado a espécie, o estudo realizou uma campanha de larga escala, incluindo centenas de armadilhas e câmeras.

A ilha de Bramble Cay possui somente 4 hectares de extensão. Ela consistia no único local conhecido de ocorrência do pequeno roedor. Uma hipótese sugere que a espécie talvez possa ser encontrada também na Papua-Nova Guiné, o que ainda não foi confirmado.

Sem obter nenhum registro do Melomys, o estudo conclui que o roedor estava extinto. Ao investigar as prováveis causas da extinção, verificou-se que o habitat da ilha experimentou uma profunda modificação na última década. A extensão ocupada pela vegetação herbácea da ilha, fonte de alimento do roedor, se reduzira.

As modificações implicaram em uma perda de habitat, levando à extinção. O fator por trás das modificações foi o aumento da frequência da inundação oceânica, ligado, por sua vez, ao aumento do nível do mar e da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades.

Ainda é prematuro considerar a espécie extinta globalmente, uma vez que a hipótese de sua ocorrência na Papua-Nova Guiné depende de confirmação. No entanto, pelo menos na Austrália, os efeitos das mudanças climáticos fizeram com que o roedor fosse extinto.

Mais informações: Gynther, I., Waller, N., & Leung, L. K. P. (2016). Confirmation of the extinction of the Bramble Cay melomys Melomys rubicola on Bramble Cay, Torres Strait: results and conclusions from a comprehensive survey in August-September 2014. Queensland Government.
Image: Wikipedia

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: