Press "Enter" to skip to content

Imagem de lago glacial da Áustria

Os lagos glaciais são formados a partir de água que drena das geleiras. Em regiões montanhosas, eles cumprem importantes papéis, como o armazenamento da água, a retenção de sedimentos, ou atividades de lazer. Eles podem também representar uma fonte natural de riscos à infraestrutura e à comunidade.

Estudo de pesquisadores da Alemanha, da Áustria e da Suíça mapeou a distribuição espacial dos lagos glaciais nos Alpes austríacos entre 1850 e 2015. Combinando um extenso registro da retração das geleiras, com um inventário dos corpos d’água, eles identificaram o avanço no número e na área dos lagos glaciares regionais.

Um dos exemplos das mudanças ocorridas ao longo do tempo se verifica no lago glacial do vale de Obersulzbach, retratado na fotografia acima.

A taxa de formação de novos lagos glaciais se acelerou continuamente entre 1850 e 2015. Como consequência, tanto o número quanto a área ocupada também cresceram. As taxas atuais apontam um aumento de oito vezes desde o início do período estudado.

Em contrapartida, a área total das geleiras diminuiu em dois terços. O estudo conclui que a alteração do gelo e lagos dos Alpes austríacos coincide com a tendência de aumento das temperaturas médias globais devido ao aquecimento global. Uma aceleração das mudanças foi registrada nos últimos 20 anos.

Mais informações e imagem: Glacial lakes in Austria – Distribution and formation since the Little Ice Age

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: