Press "Enter" to skip to content

Imagem da Volta de Flandres

Assistindo televisão também se faz ciência. Um grupo de pesquisadores de universidades da Bélgica analisaram a influência do aquecimento global sobre a fenologia de árvores e arbustos no país.

Para tanto, utilizaram arquivos de imagens de televisão de uma das mais famosas corridas profissionais de ciclismo de estrada em todo o mundo, a Volta de Flandres, na Bélgica. A fotografia acima mostra os ciclistas em um trecho da competição no ano de 2011.

Para analisar as imagens, os pesquisadores desenvolveram uma ferramenta para levantamento de dados de longo prazo da fenologia de plantas. Após revisar mais de 200 horas de filme, foram compiladas 523 observações anuais de folíolos e floração de 46 árvores e arbustos individuais, correspondendo ao período entre 1981 e 2016.

Dessa forma, os pesquisadores descobriram que na região de Flandres as plantas estavam experimentando mudanças na época do aparecimento de folhas e na época de floração. Na década de 1980, as folhas e flores das árvores quase nunca haviam crescido durante a corrida.

Todavia, um número significativamente maior de indivíduos experimentava foliação ou floração no período entre 2006 e 2016. A alteração esteve relacionada às temperaturas registradas de janeiro a março e às horas de crescimento (calor acumulado) nos meses anteriores. Desde 1980, a temperatura regional subiu cerca de 1,5oC.

Mais informações: Using archived television video footage to quantify phenology responses to climate change
Imagem: Flickr/ Patrick Verhoest

One Comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: