Press "Enter" to skip to content

Imagem da orquídea aranha

O aquecimento global tem tornado a primavera mais quente em várias regiões do planeta. As maiores temperaturas da primavera, por sua vez, influenciam em eventos fenológicos, relacionados ao ciclo de vida de plantas e animais. É o caso, por exemplo, do tempo de floração de plantas ou do período de vôo de algumas espécies de insetos.

As alterações registradas na primavera podem ter consequências significativas. A polinização depende em grande parte da sincronia entre a atividade dos insetos e o tempo de floração das plantas. Se as plantas e os insetos polinizadores tiverem respostas fenológicas diferentes à mudança no clima, a polinização será prejudicada.

A foto acima mostra a orquídea aranha, de nome científico Ophrys sphegodes. Essa espécie de orquídea desenvolveu um mutualismo específico com a espécie de abelha Andrena nigroaenea para realizar a polinização. Por meio do odor, a flor da orquídea engana as abelhas macho, atraindo-as como se fossem a abelha fêmea.

Com isso, as abelhas macho polinizam inadvertidamente as flores. A estratégia das orquídeas obtém sucesso em parte porque as abelhas macho iniciam o vôo antes das fêmeas.

Todavia, cientistas do Reino Unido investigaram a fenologia da orquídea e das abelhas a partir de exemplares de museus e em campo. Eles identificaram que, com o aquecimento das primaveras, a data em que as abelhas iniciam o vôo se adiantou. Mas a data de floração da orquídea não acompanhou essa mudança.

Não apenas a data de vôo da abelha macho passou a se iniciar antes da floração. A proporção de fêmeas voando antes da floração da orquídea também aumentou. Ambas alterações poderão diminuir a taxa de sucesso da polinização. Há um potencial significativo de impactos sobre a população das orquídeas por causa das mudanças climáticas.

O vídeo abaixo mostra a abelha macho sendo atraída pela flor da orquídea.

Mais informações: Potential Disruption of Pollination in a Sexually Deceptive Orchid by Climatic Change
Imagem: Flickr/ Benjamine Scalvenzi

%d blogueiros gostam disto: