Press "Enter" to skip to content

Gráfico da série histórica de gases de efeito estufa

O gráfico traz a série histórica da concentração atmosférica de gases de efeito estufa nos últimos 800 mil anos. A reconstrução indica que o nível atual de concentração é sem precedentes, muito superior ao historicamente observado.

São retratados os três principais gases de efeito estufa: dióxido de carbono – CO2 – (linha azul), o metano – CH4 – (linha amarela), e o óxido nitroso – N2O – (linha verde).

É por causa da modificação da composição desses gases na atmosfera, provocada pelas emissões humanas, que tem lugar o aquecimento global nos últimos 150 anos.

A reconstrução da série histórica das concentrações dos gases de efeito estufa foi realizada através de estudo de um time internacional de cientistas. Eles revisaram e consolidaram os dados existentes a respeito das concentrações atmosféricas históricas de 43 tipos de gases.

A compilação de várias séries de dados históricas resultou em uma reconstrução mais abrangente e de maior qualidade. A ênfase se deu para a concentração atmosférica dos gases no período entre 1850-2014 , mas o estudo inclui também informações dos últimos 2 mil e 800 mil anos.

Tomado como referência do período pré-industrial, de acordo com o estudo o ano de 1850 apresentava concentrações atmosféricas de CO2 284,3 partes por milhão – ppm. As concentrações de metano eram de 808,2 partes por bilhão -ppb, e de óxido nitroso, 273 ppb.

As séries poderão ser utilizadas em modelos climáticos para a avaliação o processo de mudanças climáticas em curso no planeta.

Mais informações: Meinshausen, M. et. al.: Historical greenhouse gas concentrations for climate modelling (CMIP6), Geosci. Model Dev., 10, 2057–2116
Imagem: adaptado do figura 6 do estudo – gráfico da reconstrução da série histórica da concentração atmosférica de CO2, metano e óxido nitroso, desde 800 mil anos atrás até o presente.

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: