Press "Enter" to skip to content

Gráfico dos 10 maiores países emissores

O gráfico acima traz os 10 principais países emissores de gases de efeito estufa, indicando os volumes anuais emitidos entre 1990 e 2014. O Brasil – linha rosa – era o quinto maior emissor em 1990, caindo para sétimo em 2014, especialmente em razão do combate ao desmatamento. As emissões brasileiras se equipararam às japonesas.

Os Estados Unidos consistia no maior emissor de gases de efeito estufa em 1990, seguido de perto pela União Européia. Mas a trajetória desses dois pesos pesados foi oposta: enquanto as emissões da Europa diminuíram, as emissões dos Estados Unidos continuaram a subir.

A principal mudança se registrou na China. Ocupando a quarta posição em 1990, o que representava a metade das emissões anuais dos Estados Unidos, o crescimento chinês foi exponencial. Tornou-se o líder disparado entre os países. Em 2014, suas emissões correspondiam a quase o dobro das emissões dos Estados Unidos.

Outros dois países asiáticos acompanharam a tendência de crescimento chinesa. A Índia e a Indonésia compunham em 2014 o grupo dos cinco maiores países emissores de gases de efeito estufa.

O gráfico está disponível na plataforma digital Climate Watch, na qual dados climáticos abertos, visualizações e recursos ligados à mitigação do aquecimento global estão disponibilizados. A plataforma é gerenciada pelo World Resources Institute.

Fonte: Climate Watch

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: