Press "Enter" to skip to content

Gráfico do El Nino e temperatura da água do Pacifico

A Oscilação Sul El Niño – OSEN – consiste na oscilação climática da zona tropical do oceano Pacífco. A oscilação é marcada por fases quentes, denominadas de El Niño, nas quais as temperaturas das águas superficiais aumentam, e fases frias, chamadas de La Niña, quando as águas resfriam.

As variações da OSEN são irregulares, incluindo anos neutros, anos de El Niño e anos de La Niña, sem ordem ou uma regularidade definida. O gráfico acima mostra a ocorrência das distintas fases entre os anos de 1988 e 2018.

Apesar de ocorrer em uma região específica, a OSEN apresenta efeitos em todas as regiões do planeta. Usualmente, a temperatura média global será maior em anos de El Niño. Em anos de La Niña, a temperatura tende a se elevar menos.

Entre 1997 e 1998, verificou-se um El Niño extraordinariamente intenso. Nos próximos 15 anos, no entanto, o Pacífico foi dominado por eventos de La Niña.

A variação da OSEN exerce influência no cálculo da temperatura média global. Apesar da variação entre uma fase e outra, o indicador da temperatura média global indica uma tendência de aquecimento.

Fonte: NOAA

%d blogueiros gostam disto: