Press "Enter" to skip to content

Gráfico da espiral da morte do gelo marinho ártico

O gráfico acima é conhecido como a espiral da morte do gelo marinho do Ártico. Ele mede o volume mensal médio do gelo registrado no Círculo Polar Ártico entre nos últimos 30 anos.

O aquecimento global se manifesta de modo mais intenso na região dos pólos, mas particularmente no Ártico. A região acumula quantidades crescentes de energia, cuja consequência é o derretimento do gelo. A calota polar da Groenlândia está em retração. O gelo marinho, desaparecendo.

Elaborado a partir de dados mensais do volume de gelo marinho entre abril de 1979 e março de 2018, o gráfico mostra como a redução é observada para todos os meses do ano. No ártico, a quantidade mínima ocorre no fim do verão, em Setembro – destacado pela linha preta.

Verifica-se que os volumes se aproximam cada vez mais do zero. E também que a tendência de forte redução não se limita ao mês de Setembro, mas também se observa nos meses de Julho, Agosto, Outubro e Novembro. Isso significa que, mantendo-se a tendência, o gelo desaparecerá primeiro durante o mês de Setembro, mas em seguida também durante os outros meses.

Gráfico: Andy Lee Robinson

%d blogueiros gostam disto: