Press "Enter" to skip to content

Fronteira agrícola se expandindo em direção norte

A mudança climática causada pelo aquecimento global pode favorecer a agricultura nas regiões boreais do planeta, sugere estudo de pesquisadores do Canadá, da China e do Reino Unido.

A partir de sete modelos climáticos diferentes, os pesquisadores avaliaram o deslocamento para o norte das zonas de clima agrícola globais. Calcularam a extensão futura das áreas favoráveis ao cultivo de cereais, investigando também as condições de precipitação e de evapotranspiração.

As regiões boreais abrangem grandes partes do Canadá, da Suécia, da Noruega, da Finlândia, da Rússia e dos Estados Unidos. Atualmente, somente 32% apresenta condições favoráveis à produção de cereais.

Os pesquisadores ressaltaram que o aquecimento global provocará a redução das terras agrícolas atualmente favoráveis e produtivas. A proposta do estudo foi avaliar se a expansão da fronteira agrícola nas regiões de altas latitudes poderia compensar a perda no restante do mundo.

As projeções dos modelos apontaram que, devido às mudanças climáticas futuras, aproximadamente 76% da região boreal mostraria condições adequadas para a agricultura até o final do século 21. Em relação a sua posição atual, a fronteira agrícola migraria 1.200 km em direção ao norte. As alterações mais significativas ocorreriam em áreas continentais da América do Norte, da Europa e da Ásia.

Contudo, as alterações climáticas implicariam também em novos regimes de chuva das regiões boreais. Projeta-se no futuro um aumento geral da precipitação, mas também um aumento da evaporação. O impacto sobre o balanço hídrico poderia ser severo, com grande variação geográfica e ao longo das estações do ano.

A expansão agrícola em direção ao norte deve acontecer com cuidado e com sustentabilidade ambiental de longo prazo, alertaram os pesquisadores.

Fonte: Universidade de Leeds
Mais informações: Northward shift of the agricultural climate zone under 21st-century global climate change
Imagem: Pixabay

%d blogueiros gostam disto: