Press "Enter" to skip to content

Distúrbio de florestas e o aquecimento global

As florestas podem ser impactadas por inúmeros elementos naturais, como queimadas ou ventos, com efeitos sobre a estrutura, composição ou função do ecossistema. Os impactos podem ter um caráter positivo, estimulando uma maior diversificação de espécies, uma renovação e reorganização dos ecossistemas, e também negativos.

Tem sido registrado um aumento nos distúrbios sobre ambientes florestais em todo o planeta, como, por exemplo, surtos de insetos, queimadas e secas. Essas alterações são em grande medida originadas por causa da influência do clima, e a expectativa é de que se intensifiquem com o aquecimento global.

Uma equipe internacional de cientistas decidiu revisar a literatura científica, de forma a estabelecer as diversas formas pelas quais o clima interferirá nos distúrbios florestais. Eles investigaram os efeitos diretos, indiretos ou interativos de eventos climáticos sobre os processos de distúrbio em ecossistemas florestais.

De acordo com os pesquisadores, na literatura é possível encontrar inúmeras observações de que o clima já interfere substancialmente nos ecossistemas florestais – na maioria dos casos registrados, de forma direta. Os principais elementos climáticos causadores de distúrbios em ecossistemas florestais foram o aumento da temperatura e a ocorrência de secas.  Mas diversos outros elementos também são citados pela literatura, como a redução da área coberta por neve no hemisfério norte, ou o incremento das concentrações atmosféricas de gás carbônico – CO2.

Projeta-se um futuro de condições climáticas mais secas e quentes para certas regiões do planeta. A expectativa é que nessas áreas aumentem os distúrbios florestais originados de queimadas, secas e atividades ou proliferação de insetos. Grande parte da literatura científica consultada indica que os distúrbios florestais irão aumentar em função das mudanças climáticas.

Os pesquisadores apontam a necessidade de que o manejo florestal inclua ações de adaptação. De modo a garantir um ecossistema florestal saudável, o manejo deverá incluir ações para fortalecer a resiliência contra distúrbios.

Mais informações: Forest disturbances under climate change
Imagem: Free Image/ Matthew Tran-Adam

Be First to Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: